Acervo Cásper Líbero Acervo Fonográfico Acervo de Jornais Objetivos Patrocínio Projeto
Reproducao008 Web

 

A Fundação Cásper Líbero aprovou junto ao Ministério da Cultura em Janeiro de 2011, através das leis de incentivo à cultura, um projeto que visa digitalizar e disponibilizar o acervo do Jornal “A Gazeta” e o acervo fonográfico da “Rádio Gazeta”.

Este projeto tem como diferencial a disponibilização gratuita do rico conteúdo de interesse público, cujos inegáveis valores tornam esta ação um benefício sócio cultural, além de colaborar com a preservação dos originais.

O jornal “A Gazeta” foi publicado pela primeira vez em 6 de maio de 1906. Cásper Líbero, em 1918, adquiriu o jornal, determinando reformas e inovações na diagramação e na apresentação gráfica. A marca acumulou desde a sua reformulação em 1918, oito títulos editorados e mais de um 1.500.000 páginas publicadas, sendo a pioneira em impressão de periódicos coloridos.

“Rádio Gazeta”, fundada em 1943, com sua programação voltada exclusivamente à elite cultural e privilegiando a música erudita, acumulou em seu acervo fonográfico aproximadamente 78.000 discos com músicas populares e eruditas, publicadas entre 1920 e 1990, destes, 19.500 discos são de 78 rpm elétricos e mecânicos, que hoje são considerados verdadeiras raridades. As capas dos discos de 33 rpm, serão digitalizadas, tornando-se o primeiro acervo completo da America Latina contendo os fonogramas, informações técnicas e artísticas e suas respectivas capas, contracapas e encartes.

O projeto contempla a higienização, digitalização, organização, indexação e disponibilização dos jornais e discos em um portal dinâmico e inovador, que está sendo desenvolvido pelo departamento de Tecnologia da Informação da Fundação Cásper Líbero.

A contrapartida social da digitalização do “Acervo Cásper Líbero” contemplará seminários sobre a história da música popular brasileira, evolução da tecnologia em restauração de acervos musicais, história do jornalismo brasileiro, tecnologias aplicadas na restauração de acervos jornalísticos, discutindo as tendências e necessidades dos acervos na web 2.0. Os estudantes das áreas de comunicação social, história e biblioteconomia, atuarão como estagiários junto aos profissionais do projeto, qualificando o estudante para o mercado profissional que hoje carece de mão-de-obra especializada.

Todo o acervo digitalizado estará disponível gratuitamente para os alunos da Faculdade Cásper Líbero e para outras instituições conveniadas ao projeto.

O projeto de comunicação integrada utilizará além das mídias impressas, as novas mídias sociais, a fim de difundir seu conteúdo, ampliando as visitações ao portal. Ao disponibilizar todo o conteúdo digitalizado à sociedade, este projeto se torna um importante condutor de ampla informação, adquirindo grande valor e função social.

 

Entre em contato conosco
contato@acervocasperlibero.com.br