Acervo Cásper Líbero Acervo Fonográfico Acervo de Jornais Objetivos Patrocínio Projeto
100 Anos35 Web

 

Acervo de Jornais

O Acervo dos jornais é um patrimônio do jornalismo brasileiro, uma vez que reúne amplo repertório de mídia impressa e imagens. O local destinado ao arquivo foi totalmente reformado em 2008, contando com uma equipe especializada e condições ideais para a sua manutenção, tais como temperatura adequada em salas refrigeradas, scanners, salas de pesquisa e armários com trilhos para facilitar o acesso às pastas.

São 2.113 encadernações (dezenas de milhares de exemplares de diversas décadas), 3 milhões de fotogramas e 500 mil fotos em papel ampliadas. Entre as coleções, destacam-se A Gazeta e A Gazeta Esportiva, que apresentam um panorama fiel dos fatos que marcaram o Brasil e o mundo ao longo do século 20.

O Projeto de Digitalização dos jornais, será dividido em 3 etapas e distribuídas da seguinte maneira:rnal – 773.158 páginas

Fase 1- A Gazeta Esportiva (449.236 pags.), com duração de 21 meses;

Fase 2 – A Gazeta (278.342 pags.), com duração de 15 meses;

Fase 3 – A Gazeta Tablóide, A Gazeta Ilustrada, A Gazeta Motor, A Gazetinha Inf.- Juvenil, A Gazeta Esportiva Inf. (45.580 pags.), com duração de 7 meses.

MODO E FORMATO DE DISPONIBILIZAÇÃO

O material impresso, 449.000 páginas, organizadas em formato PDF com OCR . Estarão disponíveis a cada semestre 100.000 páginas de forma randômica no portal Acervo Cásper Líbero.  Todo o acervo estará devidamente indexado para consulta e visualização, tornando o conteúdo acessível ao público interno e externo.

Todo o conteúdo será processado e disponibilizado com um formato inovador e inédito.

O resultado de um exemplo da digitalização e disponibilização dos jornais poderá ser visto neste site: www.centrodememoriavirtual.com

Entre em contato conosco:

contato@acervocasperlibero.com.br