Acervo Cásper Líbero Acervo Fonográfico Acervo de Jornais Objetivos Patrocínio Projeto

O Acervo Cásper Líbero é composto por dois acervos, o de Jornais e o de Discos da Rádio Gazeta.

O jornal “A Gazeta” foi comprado por Cásper Líbero em 1918. Acumulou desde a sua reformulação oito títulos editorados sendo a pioneira em impressão de jornais coloridos somando aproximadamente 1.500.000 páginas.

A “Rádio Gazeta”, fundada em 1943, com sua programação voltada exclusivamente à elite cultural e privilegiando a música erudita, acumulou em seu acervo fonográfico aproximadamente 78.000 discos com músicas populares e eruditas, publicadas entre 1920 e 1990, destes, 19.500 discos são de 78 rpm elétricos e mecânicos, que hoje são considerados verdadeiras raridades. As capas dos discos de 33 rpm, serão digitalizadas, tornando-se o primeiro acervo completo da América Latina contendo os fonogramas, informações técnicas e artísticas e suas respectivas capas, contracapas e encartes.

Em seu testamento, Cásper Líbero, deixou registrado a Visão, Missão e Valores

“.. quero e disponho que todos os meus bens remanescentes sejam reunidos e aplicados como patrimônio da fundação que ora crio e instituo, sem exceção de coisa alguma.”

Ainda nas palavras registradas em testamento, Cásper apresenta a tríplice missão delegada à Fundação:

“Objetivo patriótico de iniciativas e campanhas por São Paulo, pelo Brasil, pela Justiça, pelos nobres ideais, pela cultura e grandeza de nossa pátria…”

“Objetivo cultural de criar e manter uma escola de jornalistas e ensinamentos de humanidades, particularmente português, prosa, estilo, literatura, eloquência, história e filosofia…”

“Objetivo jornalístico, consistente em assegurar e desenvolver o nome, futuro, prosperidade econômica e prestígio de “A Gazeta”, mantendo-a como órgão da genuína opinião pública e interesse da pátria, aparelhada dos inventos e aperfeiçoamentos que o progresso for engendrando, fidelíssima à elevada finalidade da fundação”.

Entre em contato conosco
contato@acervocasperlibero.com.br