Acervo Cásper Líbero Acervo Fonográfico Acervo de Jornais Objetivos Patrocínio Projeto

Jornais

Os Jornais serão primeiramente restaurados fisicamente em função dos danos sofridos pela ação do tempo. Serão utilizados equipamentos de última geração, desenvolvidos para digitalização de material histórico dispensando a desencadernação e preservando assim a integridade física e histórica do acervo. A digitalização será colorida e as imagens serão tratadas otimizando a inteligibilidade do jornal. Para facilitar pesquisa será feito o reconhecimento ótico de caracteres, OCR, que proporcionará ao usuário a pesquisa com base nas palavras, favorecendo a tradução para qualquer idioma e tornando o texto audível para portadores de necessidades especiais dentre outras tecnologias disponíveis.

A disponibilização será feita de forma alternada onde as quase 800.000 páginas estarão sempre disponíveis gratuitamente para os usuários, os mesmos terão acesso ao conteúdo através de um portal desenvolvido exclusivamente para hospedar o acervo e viabilizar a pesquisa de forma intuitiva, dinâmica e precisa.

Para acessar um exemplo, clique aqui.

Abaixo, fragmentos de três publicações digitalizadas, “A Gezeta em Rotogravura”, “A Gazeta Juvenil” e ”A Gazeta Esportiva Ilustrada”, a imagem da esquerda representa o publicação original, o da direita representa a publicação tratada e pronta para ser disponibilizada.

 

A Gazeta Juvenil

 

A Gazeta em Rotogravura

 

A Gazeta Esportiva